2 de abril de 2012

Canção #5 - Tainted Love

Tainted Love, a versão de 1964 de de Gloria Jones, estava no bolo de 30 canções que os artistas poderiam escolher porque ela é um marco do Northern Soul, movimento da classe operária do norte da Inglaterra nos anos 70, que deu início ao que se popularizou nos anos 80 como a "rave culture" - horas intermináveis de música e dança regadas por um coquetel de drogas anfetaminadas.

"Northern Soul existe como um exemplo fascinante de uma cultura jovem predominantemente operária e turbinada por drogas que, ao contrário da House Music, nunca foi controlada pela Indústria da música, que nunca entendeu o movimento. Northern Soul foi uma verdadeira e quase perfeita cena underground".  (Retirado do Livro "last Night a DJ saved my life", em tradução livre)

Esta canção, em especial, foi tão marcante que que recebeu inúmeras versões, repaginadas e remixes, incluindo até um remix muito legal do metal-popstar Marilyn Manson.
O artista do graffiti das musas angelicais Combone e nossa compositora-desenhista Tati Castro farão o poster de Tainted Love.

Para conhecer um pouco mais do movimento, vale a pena dar uma espiadinha neste documentário de 77, sobre o Wigan Casino, a meca do Northern Soul. Cenas desse filme são largamente usadas hoje em dia por VJs em seus mixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário